sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FILOSOFIA - PENSAMENTOS DE ALGUNS FILÓSOFOS QUE MAIS ADMIRO


Os entendidos dizem que a Filosofia é necessária para dar a sabedoria quanto a trilhar os caminhos mais sábios e inteligentes. O próprio Sócrates era da opinião que a ética depende do conhecimento. Spinoza dizia que só o conhecimento conduz o ser humano à verdadeira liberdade, pois só com o conhecimento o ser humano poderá fazer as melhores escolhas. Einstein afirmava que mesmo a religião sem Filosofia é manca.Foi a Filosofia  que levou a Grécia ao esplendor, que pariu todas as ciências modernas e continuou, mesmo assim, existindo como Filosofia, isto é, teve tantos filhos mas continuou com a essência própria, como a boa árvore que dá os mais saborosos frutos e mantém firme para frutificar para gerações seguintes.

Então, aproveito o momento para dividir os pensamentos que mais gosto, dos mais variados pensadores, com quem gosta de conhecimento mais profundo. Ei-los:





Sonhar com o impossivel é o primeiro passo para torna-lo possível. 



(Confúcio  - Pensador chinês)




Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma. 

(José Saramago – Pensador Português)


 A experiência eterna mostra que todo homem que tem poder é tentado a abusar dele, vai até onde encontra limites.



(Montesquieu – Filósofo Francês)


“ Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu.”



(Friedrich Nietzsche)

O homem tem muito para saber e pouco para viver; e não vive se não souber nada.



( Baltasar Gracián - Pensador espanhol )


São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.



(Niccolo Maquiavel – Cientista político italiano)



Todos os rios deságuam no oceano, mas o oceano não transborda e, em suas profundezas reina impertubável a tranqüilidade. Assim é o ser humano iluminado pelo conhecimento de si mesmo, de todas as partes o invadem as impressões dos sentidos e submergem todas no seu eu imóvel e impertubável. 



(Bhagavad Gitya – Filosofia Inidiana)




[...] Mas justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. Porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes, e, assim, as lesa no patrimônio, honra e liberdade... Os tiranos e bárbaros antigos tinham por vezes mais compreensão real da justiça que os civilizados e democratas de hoje [...] 



(Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços, em 1920)




As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes. 



(Sólon - Pensador grego)

 O que um homem é contribui mais para sua felicidade do que aquilo que ele tem.



(Arthur Schopenhauer – filósofo Alemão)




Não se tenha por difícil escapar da morte, porque muito mais difícil é escapar da maldade ! 



(Sócrates – Filósofo grego)




A necessidade de Justiça é tão grande e tão universal, que os próprios bandidos vivendo de crime e roubo, não podem subsistir sem ela. Se puserem à parte qualquer pedaço da presa, o que assim agir será assassinado. Se necessário a tal tipo de gente, imagine ao cidadão comum ?



( Túlio Cícero – Orador romano) 

 A Lei é aquilo que não tem nome, nem cor, nem mãos, nem pés, que é a menor das menores coisas, é a maior das maiores, que é tudo e sabe tudo, que ouve sem ouvidos, vê sem olhos, anda sem pés e segura sem mãos. 

( Definição Hindu) 




O sentimento de justiça , abandonado pela força que devia protegê-lo, desanda do campo do direito e procura atingir por seus próprios meios aquilo que lhe foi negado pela ignorância, pela má fé, pela impotência.



( Rudolf Von Ihering – Jurista Alemão) 




 O objetivo Supremo do Estado não é dominar os homens, nem contê-los pelo medo, é isso sim, livrar cada um deles do medo, permitindo-lhes viver e agir em plena segurança e sem prejuízo para si ou seu vizinho. O objetivo do estado, repito não é transformar seres racionais em feras e máquinas. É fazer com que seus corpos e sua mentes funcionem em segurança. É levar os homens a viver segundo uma razão livre e a exercitá-la, para que não desperdicem suas forças com o ódio, a raiva e a perfídia, nem atuem uns contra os outros de maneira injusta. ASSIM O OBJETIVO DO ESTADO É, REALMENTE, A LIBERDADE !  

( Baruch Spinoza – filósofo holandês) 



O direito é um poder passivo ou pacificado pelo Estado e é sinônimo de poder, pois sem esta participação e legitimação democrática, só resta a violência, a descrença e a barbárie. 




(Hannah Arendt – Filósofa ) 

Acho que o melhor dos homens pode cair, com o hábito, na crueldade e na estupidez das feras. O carrasco existe em germe em cada um de nós, mas suas faculdades de bestialidade se desenvolvem em nós de forma desigual.

(Dostoievski – Escritor Russo)



A humanidade transformou-se em uma grande família, tanto que não podemos garantir a nossa própria prosperidade se não garantirmos a prosperidade de todos. Se você quer ser feliz, precisa resignar-se a ver os outros também felizes. 



(Bertrand Russel – Pensador Inglês)


“ Deus o silêncio que vem do infinito me apavora!” 
(Blaise Pascal– Filósofo Francês)


"O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça, pois a injustiça é mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destituído de qualidades morais, o homem é o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relação ao sexo e à gula" 

(Aristóteles - Filósofo grego)

Nenhum comentário:

Postar um comentário